This is how I make a picture book
This is how I make a picture book
Here are the stages of my sketch process before finalizing the spreads (double pages) of my children's book "Tadeu e o Feijão-Baleia (Tadeu and the Whale-Bean)", which teaches about loneliness, hope, and having the courage to take initiative.
Ler mais: 👉 https://www.linkedin.com/pulse/how-i-make-picture-book-l-martin--w8apf
Sou CONTRA usar ilustração em tudo.
Um ilustrador que quer menos ilustrações nas prateleiras? Como assim?
A marca Elefante, da Cargill, surgiu com a CICA na década de 1940, quando lançaram o extrato de tomate com a imagem de um elefante na lata. O animal foi escolhido por representar força e resistência, qualidades desejadas para o produto. No começo, o desenho era mais realista, mas depois foi substituído pelo Jotalhão, criado por Mauricio de Sousa. E aí o personagem cresceu tanto que virou ícone da marca. Um caso de personagem bem usado, com propósito e coerência. Isso eu respeito.
Também admiro outras embalagens icônicas, especialmente as de licenciamento, colabs e edições especiais promocionais de filmes. Os Sucrilhos, marca oficial da Kellogg Company são uma boa referência. Cheetos, da PepsiCo também. Chamyto, da Nestlé. Também vejo marcas de produtos capilares fazendo um trabalho incrível, como a Salon Line Brasil.
Mas aí veio o boom das imagens geradas por IA e as prateleiras ficaram...
Ler mais: 👉 https://www.linkedin.com/pulse/sou-contra-usar-ilustra%C3%A7%C3%A3o-em-tudo-l-martin--gfrmf
Descubra seu Colorito | Você tem um pouco de cada
Neste vídeo, enquanto você acompanha o último speedpaint de uma peça do projeto Coloritos, eu explico rapidamente quem é cada um dos personagens que representam nossos arquétipos.
Compartilhe com quem pode se interessar e ser ajudado.
Baixe o Guia completo: 👉 https://www.studiobiz.com.br/originals/coloritos
12 Arquétipos dos AUTISTAS | Conheça os Coloritos
Falar sobre autismo de forma humana, acessível e sem estereótipos ainda é um desafio. Muitas vezes, os materiais são frios, técnicos ou não representam a vivência real de quem está no espectro, seja uma criança se descobrindo, um adulto buscando respostas ou uma família tentando acolher com mais sensibilidade.
Neste episódio de Cartunicismo, apresento os Coloritos: Um material prático e poderoso dedicado a ajudar pessoas autistas, famílias atípicas e educadores a compreender de forma simples as diferenças que nos tornam únicos!
O que é CARTUNICISMO? | Speedpaint do projeto Coloritos
Talvez você seja mais cartunicista do que imagina.
Neste episódio do quadro Cartunicismo, enquanto você assiste ao speedpaint que mostra o meu processo de criação, com os personagens de cartoon ilustrados sobre uma fotografia real, te conto como nasceu esse conceito, e por que ele diz tanto sobre como alguns de nós enxergam o mundo.
Esta é a primeira peça de um projeto voltado à comunidade autista.
MENTIRAM PARA VOCÊ! Esforço NÃO é tudo.
Uma das piores e mais enganosas frases motivacionais é "NÃO EXISTE DOM".
Neste vídeo a gente conversa sobre o tema e sobre ligar o botãozinho do "DPND". De um lado, os que se apoiam em vocação, talento, dom. De outro, os que fazem um trabalho médio ou inferior, mas acreditam que "feito é melhor do que perfeito", e que o "esforço sempre vence o talento".
São todos assim? Dá pra generalizar? É mesmo sempre necessário escolher um lado?
NÃO é coincidência! Entenda a escolha da Tirolez
O novo mascote da Tirolez, criado pela Mascoteria e o estúdio Ana Couto,lembra o vilão da Patrulha Canina, da Nickelodeon e Guru Studio.
Coincidência ou não?
Neste vídeo, analiso os elementos visuais, narrativos e simbólicos que explicam essa semelhança — e o que ela revela sobre design de personagens.